quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Quem é o seu amante?

Postado por Unknown às 19:23





Quem é o seu amante?
Jorge Bucay*

"Muitas pessoas tem um amante e outras gostariam de ter um.
Há também as que não tem, e as que tinham e perderam".

Geralmente, são essas últimas que vem ao meu consultório, para me contar que estão tristes ou que apresentam sintomas típicos de insônia, apatia, pessimismo, crises de choro, dores etc.

Elas me contam que suas vidas transcorrem de forma monótona e sem perspectivas, que trabalham apenas para sobreviver
e que não sabem como ocupar seu tempo livre.

Enfim, são várias as maneiras que elas encontram para dizer que estão simplesmente perdendo a esperança.
Antes de me contarem tudo isto, elas já haviam visitado outros consultórios, onde receberam as condolências de um diagnóstico firme:

"Depressão",

além da inevitável receita do anti-depressivo do momento.


Assim, após escutá-las atentamente,
eu lhes digo que não precisam de nenhum anti-depressivo; digo-lhes que precisam de um

AMANTE!!!


É impressionante ver a expressão dos olhos delas
ao receberem meu conselho.

Há as que pensam:
"Como é possível que um profissional se atreva a sugerir uma coisa dessas"?!

Há também as que, chocadas e escandalizadas,
se despedem e não voltam nunca mais.

Aquelas, porém, que decidem ficar e não fogem horrorizadas, eu explico o seguinte:


"AMANTE"
é aquilo que nos "apaixona", é o que toma conta do nosso pensamento antes de pegarmos no sono, é também aquilo que, às vezes, nos impede de dormir.

O nosso "AMANTE " é aquilo que nos mantém distraídos
em relação ao que acontece à nossa volta.

É o que nos mostra o sentido e a motivação da vida.


Às vezes encontramos o nosso "AMANTE" em nosso parceiro, outras,
em alguém que não é nosso parceiro, mas que nos desperta as maiores paixões e sensações incríveis.

Também podemos encontrá-lo na pesquisa científica ou na literatura,
na música, na política, no esporte, no trabalho, na necessidade de transcender espiritualmente, na boa mesa, no estudo ou no prazer obsessivo do passatempo predileto....

Enfim, é "alguém!" ou "algo" que nos faz "namorar a vida" e nos afasta do triste destino de
"ir levando"!..

E o que é "ir levando"?


Ir levando é ter medo de viver.


É o vigiar a forma como os outros vivem, é o se deixar dominar pela pressão,
perambular por consultórios médicos, tomar remédios multicoloridos, afastar-se do que é gratificante, observar decepcionado cada ruga nova que o espelho mostra, é se aborrecer com o calor ou com o frio, com a umidade, com o sol ou com a chuva.

Ir levando é adiar a possibilidade de desfrutar o hoje,
fingindo se contentar com a incerta e frágil ilusão, de que talvez possamos realizar algo amanhã*.

Por favor, não se contente com "ir levando"; procure um amante,
seja também um amante e um protagonista ... DA SUA VIDA!

Acredite:
O trágico não é morrer, afinal a morte tem boa memória, e nunca se esqueceu de ninguém.

O trágico é desistir de viver...


Por isso, e sem mais delongas, procure um amante ...


A psicologia após estudar muito sobre o tema, descobriu algo transcendental:

"PARA ESTAR SATISFEITO, ATIVO
E SENTIR-SE JOVEM E FELIZ,
É PRECISO NAMORAR A VIDA".




*Jorge Bucay é psicoterapeuta e escritor de livros de auto-ajuda argentino.

 
Eu me considero uma mulher de sorte...durante minha vida acumulei vários amantes. Alguns eu enjoei e me desfiz, outros permanecem até hoje. Mas o mais recente e  atual é esse blog, que anda ocupando meu tempo, tirando meu fôlego e me deixando mais feliz. 
Confesso que passo horas pesquisando assuntos, escrevendo, conhecendo novos blogs, comentando, lendo os comentários...nossa, como esse blog me animou!!!!!
Faz pouco mais de um mês que comecei e logo me apaixonei. No começo era tudo muito difícil de entender, e ainda é...mas com a ajuda de amigos vou me acostumando à linguagem dos blogueiros e às novidades. Dia 10/09 vou postar minha primeira blogagem coletiva...minha estréia.
Aprendi praticamente sozinha a "colar" selinhos no blog...estou cada vez mais me enamorando por esse amante que toma dia a dia meu tempo e anima minha vida...

Beijos amigos e obrigada por virem aqui, deixarem seus comentários e repartirem comigo seu tempo...

Marisa Monte para quem gosta:












Celeste Galvão

9 comentários:

Unknown on 8 de setembro de 2010 às 21:14:00 BRT disse...

E VIVA A VIDA! Essa é minha grande amante!

Beijossss

Paula Marina on 8 de setembro de 2010 às 22:28:00 BRT disse...

Creio que o amor já temos em nós, só precisamos direciona-lo, pois nada pior que amor reprimido.
A felicidade virá quando o amor deixar de ser apenas uma palavra bonita e se tranformar em ação.


xerus

Isadora on 8 de setembro de 2010 às 22:57:00 BRT disse...

É tão importante estarmos apaixonados e não necessariamente por uma pessoa, mas como você está aqui pelo seu cantinho.
Um beijo

Andre Martin on 8 de setembro de 2010 às 23:51:00 BRT disse...

Uns querem uma "jóia de amante", outros querem um "diamante jóia"... rsss

Ter amante pode ser um bom conselho, mas é uma atitude passiva. Ser amante, exige mais esforço!

A foto é quente e sugestiva... mas dizem que chocolate pode fazer o mesmo efeito! Eu tenho minhas dúvidas. rss

Cris Medeiros on 9 de setembro de 2010 às 07:58:00 BRT disse...

Eu ando em busca de um amante, ou melhor de ser a amante... eheheh..Já que marido não deu certo pra mim... rs

Concordo com o texto!

Beijocas

Cadinho RoCo on 9 de setembro de 2010 às 11:52:00 BRT disse...

Em tudo e por tudo o amor é o que nos remete a impulsos magistrais.
Em tudo e por tudo, está tudo é no amor.
Cadinho RoCo

Nilce on 9 de setembro de 2010 às 11:56:00 BRT disse...

Que texto, Cê!

Comecei a ler de madrugada. Parei. Depois a net caiu e agora li duas vezes e concordo inteiramente com ele.
Se desistirmos de nós mesmo, estamos desistindo da vida. Muito bom!
Eu também sou apaixonada (hehe) pelo blog. Mas, tenho outros amantes também, que só lendo o texto, os descobri. E além de tudo sou uma amante da vida.

Bjs no coração!

Nilce

Simone Aline on 10 de setembro de 2010 às 07:54:00 BRT disse...

Nossa que post maravilhoso!!! E eu tb encontrei no meu "cantinho" um amante maravilhoso... rsrs
Não conheço Jorge Bucay, mas já me interessei e vou procurar sua leitura. Bárbaro!!! Bjks

Maria Santos on 11 de setembro de 2010 às 00:13:00 BRT disse...

Que texto maravilhoso, temos um amnat "em comum" ..rsrsrs comecei meu blog recentemente e ele tbm tem sido meu amante juntamente com meu namorado.
Adorei o texto..bjs

 

Cantinho da Cê Copyright © 2010 Template adaptado por Elis (Coisas de Lily)