O Vimeo, rede social de vídeos com foco na produção profissional independente, está realizando o One Day on Earth (“um dia na Terra”), experimento cinematográfico que vai documentar um dia visto pelos olhos de diferentes pessoas ao redor do mundo.
Em julho, o YouTube fez a mesma coisa, através do Life in a Day. A experiência de documentar um único dia na Terra foi patrocinada pela LG, com Ridley Scott e Kevin MacDonald na produção e direção, respectivamente.
Agora, a experiência se repete. Ao que parece, deu certo e chamou a atenção da concorrência. One Day on Earth, do Vimeo, escolheu uma data mais supersticiosa cognitiva – 10/10/10.
No canal e site criados especificamente para a ação, o Vimeo convoca cineastas, estudantes e cidadãos inspirados para gravar as 24 horas do dia 10. Ao participarem deste evento histórico, irão ajudar a capturar a diversidade de experiências sociais no planeta (conflitos, tragédias e triunfos) e criar um documento que, segundo os organizadores, é “um dom para o mundo”.
Além de informações gerais sobre o One Day on Earth, o site é uma verdadeira rede social, que conta com mapa interativo, contagem regressiva, nomes dos grupos participantes, trailers, fotos e vídeos – tudo muito organizado. Até uma página pessoal está disponível para quem faz um cadastro.
O resultado da experiência será um documentário de 120 minutos, exibido nos cinemas.
Diferente do Life in a Day, do YouTube, esta ação do Vimeo não é patrocinada por uma empresa, mas por projetos da ONU, Cruz Vermelha Americana, e Creative Visions, entre outros. Mesmo repetida, a ideia pode ser considerada a mais participativa até o momento. Notavelmente, promove um discurso mais convincente para a inovação social. Ou seja, mais multimídia colaborativa para nós e mais “pontinhos verdes” (entenda-se sustentáveis) para o Vimeo. Melhor ainda para as organizações envolvidas, que pegam carona no branded content.
Veja o trailer:
Creio que ainda vamos ver muitas iniciativas como essas. Mais uma vez, uma plataforma de vídeo estabelece uma “comunidade global que não apenas assiste, mas participa”. Quem ganha com isso? Ainda não temos todas as respostas, mas a indústria criativa está crescendo, e sabe fazer perguntas…
6 comentários:
Bom dia, Celeste!
Fantástico este movimento e eu estou lá desde ontem à noite.
Acho que nós, internautas, estamos com uma força tão impressionante que será capaz de mudar este mundo, só que para melhor.
Una-se a nós também!
um beijo grande e carioca
Hum... Interessante iniciativa.
Querida, venho lhe desejar uma iluminada semana, viu?
Beijos na alma!
Cê
Um movimento extraordinário que envolve o mundo inteiro. Estive olhando o site e o video e fiquei impressionada.
Tiro o meu chapéu.
Beijos e uma boa semana
Achei interessante o movimento Cê e há 2 dois venho acompanhando pela net.
Tenha um boa semana.
Bjs no coração!
Nilce
Olá Celeste,
Tudo bem? Prazer em conhecê-la!!
É sempre bom ter a oportunidade de conhecer novos blogs de pessoas amigas.
Este experimento do Vimeo é mesmo um desafio à criatividade.
Abraços!!
Cê,
Que legal isso, como será que foi a participação do Brasil nessa iniciativa.
Quero ver o resultado final.
Beijos
Postar um comentário