sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Planeta Água

Postado por Unknown às 00:00


Este post faz parte da Blogagem Coletiva sobre
a ÁGUA do Blog Action Day 2010 

PLANETA ÁGUA

Pelo que se sabe, só o planeta Terra tem água em abundância. Estamos falando da água que abrange aproximadamente, 70% da superfície terrestre. São incontáveis as espécies de animais e vegetais que a Terra possui. Sua distância do Sol - 150 milhões de quilômetros - possibilita a existência da água nos três estados: sólido, líquido e gasoso. A água, somada à força dos ventos, também ajuda a esculpir a paisagem do nosso planeta: desgasta vales e rochas, provoca o surgimento de diversos tipos de solo etc.
O transporte de nutrientes, que são aproveitados por centenas de organismos vivos, também é feito pela água.


A existência de tudo o que é vivo, em nosso planeta, depende de um fluxo de água contínuo e do equilíbrio entre a água que o organismo perde e a que ele repõe.
As semelhanças entre o corpo humano e a Terra são: 70% do nosso corpo também é constituído de água. Assim como a água irriga e alimenta a Terra, o nosso sangue, que é constituído de 83% de água, irriga e alimenta nosso corpo.
Quando o homem aprendeu a usar a água em seu favor, ele dominou a natureza: aprendeu a plantar, a criar animais para seu sustento, a gerar energia etc.

Desde as civilizações mais antigas até as mais modernas, o homem sempre procurou morar perto dos rios, para facilitar a irrigação, moer grãos, obter água potável etc.
Nos últimos trezentos anos, a humanidade se desenvolveu muito, a produção aumentou, o comércio se expandiu, provocando uma verdadeira revolução industrial. Nesse processo, a água teve papel fundamental, pois a partir de seu potencial surgiram a roda d´água, a máquina a vapor, a usina hidrelétrica etc.
Hoje, mais do que nunca, a vida do homem depende da água. Para produzir um quilo de papel, são usados 540 litros de água; para fabricar uma tonelada de aço, são necessários 260 mil litros de água; uma pessoa, em sua vida doméstica, pode gastar até 300 litros de água por dia. 
No decorrer do século XX, a população do planeta Terra aumentou quase quatro vezes. Um estudo populacional previu que no século XXI a população mundial, em sua maioria absoluta, estará vivendo em grande cidades; com o grande desenvolvimento industrial, a cada dia aparecem novas utilidades para a água.
O custo de ter água pronta para o consumo em nossas casas é muito alto, pois o planeta possui aproximadamente só 3% de água doce e nem toda essa água pode ser usada pelo homem, já que grande parte dela encontra-se em geleiras, icebergs e subsolos muito profundos.
Outra razão para a água ser um recurso limitado é sua má distribuição pelo mundo. Há lugares com escassez do produto e outros em que ele surge em abundância.
Com o grande desenvolvimento da tecnologia , o homem passou a interferir com agressividade na natureza. Para construir uma hidrelétrica, desvia curso de rios, represa uma quantidade muito grande de água e interfere na temperatura, na umidade, na vegetação e na vida de animais e pessoas que vivem nas proximidades.
O homem tem o direito de criar tecnologias e promover o desenvolvimento para suprir suas necessidades, mas tudo precisa ser muito bem pensado, pois a natureza também tem de ser respeitada.

A maioria das pessoas tem o costume de desperdiçar água, mas isso tem de mudar, porque o consumo de água vem aumentando muito e está cada vez mais difícil captar água de boa qualidade. Por causa do desperdício, a água tem de ser buscada cada vez mais longe, o que encarece o processo e consome dinheiro que poderia ser investido para proporcionar a todas as pessoas condições mais dignas de higiene.
Soluções inviáveis e caras já foram cogitadas, mas estão longe de se tornar realidade. São elas: retirar o sal da água do mar, transportar geleiras para derretê-las etc.

Quando abrimos uma torneira, não estamos apenas consumindo água. Estamos também alimentando a rede de esgoto, para onde vai praticamente toda a água que consumimos. No século XXI os seres humanos estarão consumindo aproximadamente 150 bilhões de m³ de água por ano e gerando 90 bilhões de m³ de esgoto.
O consumo de água cresce a cada dia, mas a quantidade de água disponível para o consumo no planeta não cresce. Em um futuro não muito distante haverá escassez.

Alguns hábitos devem ser adquiridos em nosso cotidiano, tais como fechar a torneira ao escovar os dentes, cuidar para que as torneiras fiquem fechadas de forma correta, reaproveitar a água da lavagem da roupa para lavar o quintal etc.
Um pequeno filete de água escorrendo um dia inteiro por um vazamento pode equivaler ao consumo diário de água de uma família de cinco pessoas.

 Se continuarmos tratando a natureza de maneira irresponsável, o futuro nos reservará um mundo devastado e sem recursos. Podemos ter um bom futuro, em paz com a natureza, desde que encontremos o equilíbrio entre as necessidades humanas e a capacidade de recuperação ambiental (auto-sustentação).
Não vale a pena quebrar para depois consertar, poluir para depois limpar.
O grande contraste social e econômico distancia o homem da condição de cidadão e do conhecimento ecológico. Um caminho importante é a educação: para a formação da consciência ecológica, para a vida em harmonia com a natureza e para a convivência solidária entre as pessoas.
Na prática podemos fazer muitas coisas, como economizar água tratada, utilizar menos detergente, jogar o lixo no lugar certo, plantar árvores, respeitar o ciclo da água, usar a água limpa com economia, gastar somente o necessário, denunciar as empresas que poluem, denunciar ocupações clandestinas que estejam despejando esgoto e lixo nos mananciais, cobrar dos governantes a criação e cumprimento de leis que protejam a natureza etc.
Conscientizar a população para as questões ecológicas é importante para a conquista de um futuro com água potável e com saúde para toda a humanidade.  







Beijos e bom final de semana a todos,

11 comentários:

Beth/Lilás on 15 de outubro de 2010 às 00:29:00 BRT disse...

Celeste querida!
Ficou lindo, informativo e esclarecedor seu post para este dia tão importante!
A água é hoje um produto caro e raro, temos que ter esta consciência e não é só porque vivemos num país privilegiado hidricamente que podemos gastar sem responsabilidade.
Também fiz o meu ainda há pouco, confira, please.
beijocas cariocas

Cissa Branco on 15 de outubro de 2010 às 09:50:00 BRT disse...

Cê,

Muito bom seu post, mas percebo o quanto estamos longe de uma consciência coletiva em relação ao consumo consciente de água, é gente lavando carro e deixando a água escorrer até não poder mais, outros regando asfalta, chega a doer.
Beijos

Glorinha L de Lion on 15 de outubro de 2010 às 11:53:00 BRT disse...

Oi C~e, que bom seria se todos lessem esses posts hj e tomassem consciência da importância da preservação da natureza, dos cuidados com o planeta, com a água, com os recursos naturais. Que fique o alerta. Parabéns pelo lindo post. beijos.

Nilce on 15 de outubro de 2010 às 14:39:00 BRT disse...

Adorei o seu post Cê. Cheio de informações que são muito importantes para a concientização. Pena que o homem só pense em destruir e são poucos que colaboram para que a água, fonte de vida, não se acabe.
Parabéns pelo post e pelo seu dia "Dia" também.

Bjs no coração!

Nilce

Unknown on 16 de outubro de 2010 às 10:25:00 BRT disse...

Oi Cê!

Que maravilha! Um post para ler e pensar...

Parabéns!

Beijos
Lia

orvalho do ceu on 16 de outubro de 2010 às 16:00:00 BRT disse...

Olá, querida Ce
Também participei da Teia Ambiental neste ano com o Tema Água. Assunto mais do que urgente para todos nós...
Passo para agradecer a sua visita ao meu Blog, ofertar-lhe um selinho feito exclusivamente para meus seguidores pelas 30.000 visitas e dizer-lhe meu muito obrigada pelo carinho e amizade.
Nosso trabalho honesto como blogueiro(a) engrandece o nome do nosso Criador.
Tenha excelente fim de semana!!!
Bjs

Beatriz on 16 de outubro de 2010 às 19:36:00 BRT disse...

Oi Cê
Sempre digo aos pequenos e aos grandinhos esquecidos: vamos cuidar da nossa água, que nada é eterno nessa vida!
Beijinhos,
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Lufe on 16 de outubro de 2010 às 22:44:00 BRT disse...

Olá, Cê,

Muito, mas muito bom o seu post.
Parabéns pela participação na blogagem coletiva.
Participação expressiva!

bjo

Marcus Caldas on 17 de outubro de 2010 às 10:05:00 BRST disse...

Olá Celeste. Obrigado por visitar meu blog e participar da promoção. Para me seguir basta entrar no meu blog e clicar em seguir na barra lateral em seguidores. Outra forma e mais eficaz é entrar em painel de controle no seu blog e em blogs que sigo procurarr por adicionar, e após clicar neste é só preencher com os dados a ulr do meu blog: www.descobrindoaculinaria.com.br. Obrigado e boa sorte.

Elaine Gaspareto on 17 de outubro de 2010 às 19:12:00 BRST disse...

Que graça de blog!
Ficou lindo!
Parabéns pra Elis.
Querida, tenho um lindo começo de semana
Beijossssss

Élys on 18 de outubro de 2010 às 13:30:00 BRST disse...

Oi. Cê.
Muito bom o seu post, muito oportuno, pois é necessário que as pessoas se conscientizem mais da necessidade de preservar e conservar a água.
O novo layout do blog está muito bonito.
Beijos, Élys

 

Cantinho da Cê Copyright © 2010 Template adaptado por Elis (Coisas de Lily)